Santarém é um município brasileiro do estado do Pará, sendo o terceiro mais populoso do estado e o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. É sede da Regiao Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Pertence a regiao do Baixo Amazonas e a microrregiao de mesmo nome. Situa-se na confluencia dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém), ficou conhecida poeticamente como "Pérola do Tapajós". Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, conta com mais de 100 quilômetros de praias de águas doces. É o caso de Alter do Chao, conhecida como "Caribe Brasileiro" e escolhida pelo jornal ingles The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo. Lá é o palco de uma das maiores manifestaçoes folclóricas da regiao, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.


    Praias

    Quem escolhe Santarém como destino, certamente vai encontrar as mais belas praias.


    Alter do Chão

    Alter do Chao foi eleita pelo jornal ingles The Guardian a mais bela praia do Brasil. O título é justo. As praias de Alter do Chao tem areias branquinhas e a água doce e cristalina do Rio Tapajós. É lindo! Mas, além das praias, Alter do Chao tem outras belezas a oferecer. A regiao oferece diferentes espetáculos. O encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, quando as águas nao se misturam; o Lago do Maicá, com seu espelho d'água e lindos pássaros; a Floresta Nacional do Tapajós e suas comunidades ribeirinhas super acolhedoras. Localizada na margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós. A vila de Alter do Chao nao oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participaçao popular. Na Vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produçao artesanal. Para atender seus visitantes, a Vila dispoe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chao recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razao, a referida vila é importante pólo turístico da regiao.


    Carapanari
    Localiza-se entre as praias de Pajuçara e Jutuba. Seu acesso pode ser feito através de via fluvial e nao dispoe de infra-estrutura para receber visitantes.

    Pajuçara

    Seu acesso é feito por via terrestre, pela Rodovia Fernando Guilhon, passando por propriedades particulares, nao havendo impedimentos para tal. O acesso também pode ser feito por via fluvial.


    Ponta de Pedras

    A distância do centro da cidade de Santarém até a entrada da praia, por via terrestre, é de aproximadamente 23 km, sendo que o acesso se dá pelas rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins, ambas pavimentadas. Em seguida, continua por uma estrada nao pavimentada, com extensao de 12 km. O acesso também pode ser efetuado por via fluvial, através do rio Tapajós.
    A praia de Ponta de Pedras apresenta grande beleza cenica, destacando suas formaçoes rochosas (beach rock) e a presença de vegetaçao próxima as margens. Oferece aos seus visitantes barracas para a venda de alimentos e bebidas.

© 2016 Billcar. Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Tadeu Diniz (93)99115-9884